terça-feira, 5 de julho de 2011

Partilhas de Madonna House - Combermere, Canadá


 

Queridos Amigos,

Para começar pedimos desculpas pelo nosso erro na “Partilhas” passada quando publicamos na internet o texto de quaresma e não o texto sobre o tempo de Páscoa. Corrigimos o erro o mais depressa possível, mas é verdade que, com a internet tudo se acelera, incluindo a rapidez com que os nossos erros entram “on line”... Gostaríamos também de saber se vocês têem alguma sugestão para as próximas “Partilhas”...

A nossa grande boa notícia do mês de Junho é a festa de Nossa Senhora de Combermere. Acredito que a maioria dos nossos amigos do Brasil já conhecem este título que damos à Nossa Senhora. A Catarina gostava de invocar Nossa Senhora dando a Ela o nome de Nossa Senhora do lugar onde ela se encontrava. Aí como a nossa casa mãe é em Combermere, na província de Ontario no Canadá, ela invocava todo o tempo Nossa Senhora de Combermere. Um dia a Catarina viu a fotografia de uma estátua de Nossa Senhora em uma revista e ela imediatamente reconheceu nesta estátua o carisma de Madonna House. Nossa Senhora que procura os Seus Filhos com os braços abertos, pronta a acolher e abraçar cada um. Então a Catarina escreveu para a escultora Francis Ritch que tinha feito a tal estátua. Francis fez então uma réplica da estátua da foto, mas desta vez ela a fez do tamanho natural de uma pessoa, despachando-a para Combermere. Francis deu a permissão para que chamássemos esta estátua de Nossa Senhora de Combermere. E ela se encontra agora entre os pinheiros ao lado do jardim da casa principal do complexo de Madonna House em Combermere. Muitas pessoas gostam de vir e simplesmente se deixam acolher pelo coração de Mãe de Nossa Senhora.Vocês podem ver abaixo a foto  de Nossa Senhora de Combermere. No dia 8 de Junho, os membros de Madonna house fazem as promessas de castidade, pobreza e obediência. Neste ano tivemos cinco pessoas fazendo as primeiras promessas, sendo que entre elas se encontra um padre. Cinco membros de Madonna House renovaram as promessas por 2 anos e quatro fizeram as promessas de castidade, pobreza e obediência para sempre!!! Normalmente quando fazemos as promessas iniciais, nós as fazemos por um ano; depois, por três vezes, nós renovamos estas promessas por dois anos... E assim depois de sete anos de promessas na comunidade, nós fazemos as promessas pérpetuas.
 
Acreditamos que o coração de Nossa Senhora de Combermere juntamente com o Sagrado Coração de Jesus se dilatam de alegria ao ver cada um de nós consagrar a sua vida para a glória de Deus segundo a espiritualidade de Madonna House...   

Partilhando estórias da Catarina
 
A Catarina escreveu uma carta aos membros de Madonna House sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Esta carta mostra um pouco da santidade à qual nós somos todos chamados a viver no cotidiano das pequenas coisas feitas por amor a Deus. 

Meus Queridos,

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, para mim, está intimamente unida à Missa. Somente Deus, que nos ama apaixonadamente, poderia se dar a nós nesta prova incrível de amor pelo homem... Prova de amor que é eternamente renovada no altar na Missa. O Coração de Jesus foi ferido com uma lança. Todos os corações que amam são feridos pela lança do amor. A cada Missa, o Amor clama e mendiga o nosso amor por Ele também.

Assim, para mim, a devoção ao Sagrado Coração nada tem de sentimental. O Coração de Jesus é o símbolo de Seu Amor. Ele é parte de Sua humanidade sagrada e de Sua infinita divindade. Ele me chama a entrar em meu coração e ver se eu O amo como Ele deseja ser amado. 

Tudo isto me faz tremer e me força a ir no profundo do meu coração, mesmo quando esta é a última coisa que eu quero fazer, ou quando eu daria tudo para não entrar nestas profundezas. Eu vejo, então, a minha completa pobreza. Eu compreendo, então, que se eu entrar no Coração de Deus e aceitar o Seu amor, eu vou saber como amá-Lo em resposta ao Seu desejo de ser amado. 

Em Madonna House, o Sagrado Coração nos chama a dar a Ele os nossos corações, o que significa dar-nos inteiramente a Ele. Nada pode ser uma barreira entre Ele e nós. Ele nos pede que nos ofereçamos como holocausto, que nos consumamos em cinzas no fogo do Seu coração.

O que isto quer dizer? Isto significa que se nós verdadeiramente amamos Deus como Ele quer ser amado, nós vamos começar a assumir plena responsabilidade por nossos atos. Nós não vamos ter mêdo da aprovação ou reprovação daqueles que possuem autoridade. Nós assumiremos responsabilidade porque esta é a nossa vocação, porque é isto que Deus nos pede; e se Ele nos chama, Ele nos dá a graça necessária. Tendo assumido  a responsabilidade, nós podemos aceitar serenamente a correção e o elogio, sabendo que o louvor cabe a Deus e a censura cabe a nós que somos pecadores. 

Se nós verdadeiramente amarmos Deus  como Ele deseja ser amado, então nós trabalharemos para Ele com grande atenção, planejando todas as etapas de cada tarefa para que tudo se faça perfeitamente. Nós faremos nosso trabalho cuidadosamente pois o amor não suporta ser instrumento de dor para o amado através da perda de tempo. Ele tem sêde de almas. O trabalho de nossas mãos, das nossas mentes e dos nossos corpos são como moedas que possibilitarão a compra de almas.

Que mistério insondável! Nossos humildes esforços ao lavar a louça, ao cuidar dos doentes, ao abrir a porta para aquele que bate, ao suportar o vizinho barulhento – tudo pode ser usado por Deus para buscar as almas pelas quais Ele tem sêde. 

É um mistério alegre e admirável que nos aquece o coração. Na presença de Deus, como não estar completamente concentrado no que fazemos sem contar o custo, seja ele grande ou pequeno. Nós oferecemos o nosso tédio, o nosso cansaço, nossa irritação e assim eles desaparecem pois o Amor ocupa o seu lugar. 

Para mim esta é a verdadeira devoção ao Sagrado Coração de Jesus... Uma devoção que consiste simplesmente em responder ao Amor de Jesus por nós, oferecendo-nos em amor como expiação por nossos pecados e pelos pecados de nosso próximo. Assim ao amarmos Jesus no cotidiano de nossa vida do dia a dia, nós O consolaremos da frieza de outros corações. Nós deveríamos amar o Coração de Jesus como se tivéssemos um milhão de corações e deveríamos pedir que Ele dilate ainda mais nossos corações que se tornariam bilhões de corações!

Nós provaremos o nosso amor ao escutarmos atenciosamente e realizarmos com responsabilidade e em obediência o que nos é pedido. Se nós colocarmos em prática o que nos foi ensinado, nós iremos fazer com alegria tudo o que nós somos chamados a fazer. Nós o faremos com todo nosso ser, sem pensarmos egocentricamente em nós mesmos, ou como tudo nos atinge. Então realmente nós daremos algo para beber Àquele que tem sede de amor. Nossa devoção vai arder como um fogo e vai renovar a face da terra. 

Vamos começar!
Com amor, Catarina

Nenhum comentário: