sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Porta Azul

Alguns já me perguntaram o porquê da porta azul do Rancho São José, já que todas as outras são brancas. Confesso que foi por causa das experiências que tive junto aos meus amados irmãos de Madonna House. Fiz questão de pintar a bendita porta... Lembrei muito deles, do cuidado, do zelo, do amor desinteressado... Lembrei da inspiração que Catherine recebeu ao ponto de pintar todas as portas "centrais" (da entrada) das casas de Madonna House de azul. Eis a história que revela esse detalhe, para alguns insignificante, mas para mim, muito importante!

"Depois de um longo passeio em um dia ensolarado, chegamos, Catarina e eu, de volta a casa. Ao passarmos pela porta azul da entrada de Madonna House, a Catarina olhou para mim e perguntou: 'Você sabe por que a porta desta casa é pintada de azul?' Parece incrível... Eu tinha passado tantas vezes por aquela porta e eu nunca tinha pensado sobre isto. Afinal, são tantas coisas para se pensar nesta vida... Por que eu deveria prestar atenção a uma porta? Para dizer a verdade, eu achei aquela pergunta de Catarina 'sem pé nem cabeça'.

Eu disse que achava que a porta era azul porque esta é uma cor muito bonita. Ela sorriu e disse: 'sim, eu também acho azul uma cor linda!' Eu olhei para os olhos dela e eles eram azuizinhos da mesma cor da porta. Eu estava pensando que eu era mesmo muito esperta, porque eu tinha descoberto o porquê da porta ser pintada de azul. A Catarina parece que adivinhou o meu pensamento... Ela disse: 'eu sei que você é esperta, mas pense um pouco mais sobre esta porta azul e ela piscou o azul dos olhos dela e foi andando para a cozinha para preparar a comida.

O que será que ela queria dizer com isto? Então havia um mistério naquela porta? Por que eu tinha que pensar mais sobre isto? A minha cabeça já estava ficando quente de tanto pensar... Aí eu me sentei nos degraus em frente da porta e me encostei nela. Eu fechei os meus olhos e senti o ventinho soprando no meu cabelo, esfriando a minha cabeça quente. O ventinho estava vindo do rio e estava me convidando para nadar. Era um dia muito calorento e eu resolvi aceitar o convite para esfriar a minha cabeça.

De cabelo molhado, eu sentei de novo nos degraus em frente da porta azul. Encostada nela, de olhos fechados, eu senti o vento secando os meus cabelos. Era uma sensação tão gostosa... Era que nem quando a gente anda de bicicleta e o vento sopra no rosto da gente. Aos poucos, o vento ficou mais manso, me ninando como o balançar de uma rede. Eu estava ficando com um soninho bem aconchegante; tentei e abrir os olhos, mas eles estavam se fechando. Senti mais firme em minhas costas a madeira da porta. E eu caí em um sonho gostoso.

No sonho eu dormia apoiada nos ombros de Nossa Senhora. Ela tinha um manto azul com o qual Ela me cobria... Não foi um sonho comprido, foram só uns poucos minutos. Mas quando eu acordei, eu sabia que o sonho respondia à pergunta da Catarina. A porta era azul por causa do manto azul de Nossa Senhora e a todos que passavam por aquela porta Ela os cobria com o Seu manto. Fui correndo atrás da Catarina para dizer a ela que eu já sabia a resposta sobre a porta azul; mas antes que eu falasse qualquer coisa, ela olhou para mim e disse: 'você já sabe o segredo da porta azul... Eu pedi a Nossa Senhora que o contasse para você!' E a Catarina me abraçou com o sorriso azul dos olhos dela dizendo: 'há muitas estórias que um dia eu vou contar a você. Elas são sobre pessoas simples que Nossa Senhora trouxe até nós e que foram abençoadas por Ela cada vez que passaram pela porta azul."

Um comentário:

Laiane das Graças! disse...

Que linda história!!!!Náo sei se "viajei"agora, mas olhando a foto, após lêr a história percebi que diante da porta há um par de sandálias - n sei de quem é - mas me fez refletir o quento precisamos estar despojados, tirá mesmo as sandálias - literalmente- para podermos passar pela "porta azul" Falo não da porta, fisicamente, mas em adentra os Mistérios de Deus, no caso, Nossa Senhora. A entrega total a Virgem Maria requer abandono, despojamento, passagem, náo simplesmente passar pela porta, mas é preciso largar as sandálias do outro lado, deixar nossos apegos, entregar TUDO a Ela e nos perdermos em seus braços, em seu manto, e como na históris dormir sob o aconhchego da Virgem Maria!!!

Totus Tuus!!