quinta-feira, 26 de maio de 2011

Permanecer...

Desde o último domingo (22/05/2011) - 5º Domingo da Páscoa - as leituras do Santo Evangelho proclamadas tem me chamado atenção para um pedido e exortação de Jesus muito importante para todos nós, principalmente nos dias atuais recheados de tempestades e perseguições.

"Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado" (Jo 15,7)

Nosso Senhor Jesus Cristo nos convida a estar com Ele, a viver com Ele... Veja que permanecer não significa apenas escutar Sua palavra, mas vivenciá-la nos pequenos e grandes detalhes de nossas vidas. É ser fiel nas pequenas coisas e firme diante das tribulações, sempre segundo a Palavra do Senhor. Ademais, Jesus nos pede: "Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor" (Jo 15, 9b-10). 

Esse pedido e convite deveria reger todos os instantes dos nossos dias, pois é preciso viver em Cristo, permanecer em Seu divino amor. Até quando agiremos como surdos? Ou senão como discípulos que só agem de forma cristã quando conveniente? Urge ser cristão católico em TODOS os momentos e não somente no grupo de oração ou determinada confraria! Uma das frases mais significativas que li do Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, se encontra no livro "A fé em crise? O Cardeal Ratzinger se interroga" (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/174773) quando o mesmo diz que a Igreja não precisa de mais funcionários, mas de santos! Certamente essa frase do Cardeal foi direcionada ao contexto clerical, todavia, ela nos impele a refletir um pouco mais sobre as nossas vocações e decisões tomadas diante da vida missionária de cada um.

Percebam que a responsabilidade atual de anunciar a Verdade, o Amor, a Vida, não é tão somente do clero, mas de todos nós. Se em alguns momentos vemos ou percebemos certas negligências ou omissões por parte de alguns leigos, sacerdotes e bispos, não é motivo para desistir ou lamuriar exacerbadamente. Ao contrário, precisamos amar mais, anunciar mais, evangelizar mais, gritar se for necessário...

Enfim, se digo que sou cristão, que amo Jesus Cristo e permaneço em seu amor conforme temos escutado desde o último domingo, só temos motivo de encorajamento e perseverança, pois Ele está conosco até o fim dos tempos. Digo mais: Jesus é a nossa verdadeira esperança! Como uma canção que agrada, embeleza e purifica a alma, Ele assim nos falou no 5º Domingo da Quaresma de forma muito clara e contundente: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim" (Jo 14,6).

E então, o que estamos esperando?

Permaneçamos no amor que é Jesus Cristo!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: