sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini (I)

Aos 30 de Setembro de 2010 (memória de São Jerônimo) em Roma, junto de São Pedro, o Santo Padre o Papa Bento XVI publicou a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini sobre a “Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. Este documento é um dos frutos oriundos da XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus realizada no Vaticano de 5 a 26 de outubro de 2008. 

Vale salientar que todos que muitos fieis e clérigos aguardavam ansiosamente por tal publicação, que ocorreu quase 2 anos após o referido Sínodo dos Bispos. Desse modo, é com alegria que partilho neste blog alguns “lampejos” desse belíssimo documento, pois o mesmo é denso e bastante abrangente quanto aos diversos assuntos tratados, sempre com referência à Palavra de Deus, tema central da Exortação, o que certamente não nos permite esgotar tal assunto, nem pretendemos tamanha façanha, haja vista a consciência de que isto é impossível. De toda forma, as partilhas seguem livremente sem necessariamente obedecer a ordem linear do texto, ou seja, destacarei partes que me instigaram sobremaneira. A Exortação Pós-Sinodal Verbum Domini se encontra dividida em três partes, sendo: Verbum Dei (A Palavra de Deus) – I Parte; Verbum in Ecclesia (A Palavra na Igreja) – II Parte; e a Verbum Mundo (A Palavra no Mundo) – III Parte, além da introdução e conclusão.

Começo citando literalmente o Papa Bento XVI numa homilia na solenidade do Natal do Senhor em 24 de setembro de 2006 que se encontra na Verbum Domini (nº 12): “O próprio Filho é a Palavra, é o Logos: a Palavra eterna se fez pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Se fez criança, para que a Palavra possa ser compreendida por nós”, isto é, Deus se faz presente nas Sagradas Escrituras por amor a nós! Creio firmemente no fato de que termos a Bíblia em nossas casas e em nossos corações é mais uma prova de amor de Deus para conosco, filhos pequeninos que necessitam de orientações e direcionamentos.

De forma brilhante, na Mensagem final do Sínodo, o Papa diz (nº 12): “Desde então a Palavra já não é apenas audível, não possui somente uma voz; agora a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré. Essa certeza já existe deste a Igreja Primitiva quando os cristãos tinham consciência de que, em Cristo, a Palavra de Deus está presente como Pessoa. 

Então pergunto: Como amar Jesus sem amar Sua Palavra viva e presente no meio de nós? Como se unir a Cristo sem desejar se unir as Sagradas Escrituras? O que temos feito como cristãos católicos em relação à Palavra de Deus? Tenho testemunhado esse amor e relação constante com Jesus através da Bíblia? Sejamos mais verdadeiros, mais corajosos e destemidos para estreitarmos nossos laços com a Palavra de Deus!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria!

Nenhum comentário: