terça-feira, 13 de outubro de 2009

Vontade de Deus

Eis um dos grandes mistérios no qual o homem se depara: a vontade de Deus! Mistério porque se refere à vontade do Senhor, no entanto, o mistério se revela nas diversas situações do cotidiano, principalmente naquelas imperceptíveis, simples, pequenas. É comum as perguntas do tipo: Mas qual é mesmo a vontade de Deus? Jesus Cristo no final do sermão da montanha nos dá uma pista: “Sede santos como vosso Pai Celeste é santo” (Mt 5, 48), porém, viver a santidade não é tarefa simples.

Primeiramente porque somos limitados, pecadores, inconstantes e na maioria das vezes, desobedientes a voz do Senhor, e em alguns casos, somos surdos a essa voz que incansavelmente nos chama a uma vida santa de acordo com os moldes determinados por Deus. São Paulo em sua carta aos cidadãos de Colossos nos revela uma visão espetacular para aqueles que desejam viver uma vida nova em Cristo. Assim se expressa o Espírito Santo através do Apóstolo dos Gentios: “Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra” (Cl 3, 2), ou seja, eu necessito ter a feição do Pai, fazer com Ele se revele em minha vida e que as minhas limitações não possam me impedir de fazer a Sua divina vontade. Para tal feito, é preciso muita renúncia, despojamento, oração e vivência dos Sacramentos. O melhor exemplo é daquela que se tornou tão parecida com Ele que foi escolhida para ser a Mãe do Salvador. Queres então saber como fazer a vontade de Deus? Veja a vida da Santíssima Virgem! Recorra a sua intercessão para que o Espírito Santo fecunde em seu coração o desejo de ser de Deus, de se entregar como criança nos braços do Pai.


Ter o olhar fito nas coisas do alto não é motivo para negligenciar o cotidiano, as pequenas coisas do dia a dia, as responsabilidades que Deus nos chama a realizar diariamente. Fazer a vontade de Deus é olhar para o alto tendo os pés firmes no chão. Viver a vontade de Deus é deixar-se conduzir pela voz do Bom Pastor agindo de forma concreta através das nossas ações, atitudes, palavras, gestos e até mesmo no silêncio do coração. Neste caso, essa forma concreta da vontade de Deus é a questão mais interessante e, que por sua vez, exige mais empenho do homem para cumprir tal missão. Ainda meditando as palavras de São Paulo aos Colossenses, o mesmo é bem enfático ao traçar um plano de vida para aquele que deseja viver a vontade de Deus: “Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição” (Cl 3, 13-14).


Esse plano de vida parte da necessidade que temos de ser suporte para os outros irmãos, do perdão que deve ser sentimento continuamente presente em nossas vidas e acima de tudo, o amor – a caridade que nos une e nos torne um só coração e uma só alma. Vale salientar que tudo só acontece por causa da graça de Deus derramada sobre aqueles que invocam seu Santo Nome e que constantemente insistem em dizer seu sim diário à vontade do Senhor. Quando o suporte, o perdão e o amor são presentes em uma comunidade, em um grupo de amigos ou numa família, a paz que vem de Cristo reina nesse lugar e já não agimos como ignorantes ou insensíveis, mas como filhos e filhas de Deus. Assim afirma São Paulo: “Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos” (Cl 3, 15).


Diante de tudo que já foi dito, cabe ainda uma curta e importante reflexão. De que forma vou buscar as coisas do alto e agir com os pés no chão se tão limitado, fraco e insensível eu sou? Que Deus então nos permita compreender esse questionamento humano e nos conceda a graça de respondê-lo com sabedoria. Aliás, Ele mesmo nos orienta dizendo: “Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham” (Mt 19,14). Isso quer dizer que para fazer a vontade de Deus é preciso se tornar criança. Criança que ama, que perdoa e que acima de tudo sente-se dependente de seus pais. Enquanto os homens se sentirem independentes de Deus, viveremos uma espécie de orfandade coletiva, todavia, quando os homens tornarem-se crianças nos braços de Deus, viveremos numa comunidade de amor.

Sejamos crianças... Obrigado Família Germinar por me fazer sentir uma criança nos braços de Deus!

“Vontade de Deus és meu paraíso, todo dia um novo dia pra te amar
Mais que ontem no sim de hoje, um novo se fará”

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

3 comentários:

Laiane disse...

Fazer a vontade de Deus sempre é algo almejado, mas perceber as coisas que acontecem como vontade dEle, muitas vezes nos causa dor. E aos poucos fui entendendo que isso acontece pq o humano ainda fala mais alto, a nossa vontade ainda soa com maior propriedade. A mudança tem que ser gradual, toda dia se doa um pouco; todo dia abrimos mão daquilo que nos satisfaz para satisfazer a Ele; todos os dias doamos as nossas primissas. Não precisa ser grandes entregas, mas deixemos que Deus comece pelas pequenas coisas, que Ele seja o dono das pequenas vontades para que assim possamos chegar a perfeita entrega. Deixemos seduzir pelo olhar de Deus, que este seja o nosso conforto a nossa segurança!

"O OLHAR DE JESUS SEMPRE NOS LEVARÁ AO NOVO, AO DECISIVO, QUEM UM DIA RECEBEU ESTE OLHAR, NUNCA MAIS SERÁ A MESMA PESSOA, NÃO CONSEGUIRÁ MAIS VIVER EM CAMINHOS DA VIDA PASSADA , MESMO SE ESSE CAMINHO FOSSE JUSTO E RETO NOS MANDAMENTOS. SE ESTA PESSOA, PERSISTIR EM VIVÊ-LO TERÁ SEMPRE SEU CORAÇÃO PERMEADO PELA TRISTEZA DE QUEM, POR DENTRO, LHE FALTA TUDO, MESMO EXTERIORMENTE POSSUINDO TUDO". (Pe Roberto)

Com amor!

Andouglas disse...

"Vontade de Deus és meu paraíso.
Todo dia é um novo dia pra Te amar,
mais que ontem, no sim de hoje, o novo se fará"

=)

Anônimo disse...

Realmente meu irmão e amigo, VONTADE DE DEUS é um paraíso. Fazer a vontade de Deus é se lançar no mistério do seu plano de amor para cada um de nós. É perceber que Deus nos ama mesmo com nossas imperfeições e limitações e por isso nos chama a fazer sua vontade. E seduzidos por tão imenso amor, não podemos dar outra resposta senão: "Eis-me aqui, faça-se em mim segundo a Tua vontade."
E a fidelidade a vontade de Deus é consequência da nossa resposta de amor Àquele que é todo amor.
Érica Meire