quarta-feira, 26 de março de 2014

O pai levou a filha... E Deus os conduziu a porta da vida!

Dia 08 de março foi um dia mais do que especial na minha vida. E aqui explicarei minha “surpresa” e contentamento por atitudes e decisões de outros que nos enche de alegria e tornam nossas vidas mais cheias de esperança e da presença do amor de Deus. Tudo começou quando aceitei de muito bom grado o convite de minha prima Polliana – que há alguns reside no estado de São Paulo – para o batizado de sua linda filhinha Liz, na Capela de Santa Teresa de Ávila na Mina Brejuí, que fica na nossa querida terra da scheelita – Currais Novos. Além do desejo de conhecer a “florzinha” Liz de olhinhos puxados (por causa do seu pai de família de origem oriental), certamente era um momento de reencontrar minha querida prima e sua família.

Assim fomos também em família – eu e minha trupe – a belíssima Capela de Santa Teresa na qual teve mais uma vez a Santa Missa acompanhada do Batizado presidida pelo Pe. Stanley, que contou com a participação das irmãs do Instituto Hesed, especialmente a tia de Liz e irmã de Polliana, a Ir. Maria Raquel. Enfim, foi uma manhã agradável (mesmo com o calor intenso) por nos reconhecermos família não apenas “de sangue”, mas família de Deus que reunia-se diante do Altar do Senhor para bendizê-Lo por tantas dádivas e graças abundantes derramadas em nós. O(A) caro(a) leitor deve perguntar onde está a surpresa nessa ocasião tão distinta. Calma amigo, a surpresa para uns não necessariamente é para outros, todavia, confesso que ao escutar o sacerdote falar sobre a alegria de celebrar o batizado do pai e da filha... Ops! Isso mesmo! O pai Rodrigo Rodrigo Jhun Kikunaga também se batizara naquela ocasião. Puxa Danilo, então era essa a surpresa? Sim!!! Mas não é comum o batismo de adultos, desde o início da Igreja? Sim! Mas para mim aquele batizado foi diferente e único, a começar das motivações que levaram ao pai a tomar tal decisão, ou seja, inserir-se de maneira plena no Corpo Místico de Cristo que é a Igreja Católica.
  
O Catecismo nos ensina que “o santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito (“vitae spiritualis janua”) e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-os membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: “Baptismus está sacramentum regenerationis per aquam in verbo” O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra” (n. 1213).
Certamente Rodrigo compreendeu o significado de conduzir sua filha ao Batismo, isto é, junto com sua esposa Polliana, eles pediram a fé da Igreja para sua pequena. Entretanto, como não aderir a essa fé que me conduz a doar o bem mais precioso que tenho? O Batismo também é uma oferta dos filhos pelos pais. A Deus entregamos a vocação, a vida como um todo dos pequenos. Creio que a decisão de Rodrigo de batizar-se foi maturada aos poucos e com retidão, levando em consideração sua história, suas origens, seus anseios enquanto esposo, filho, pai e servo de Deus. 

Fiquei imensamente feliz por reconhecer no casal amigo uma ternura singela daqueles que amam a Deus e que desejam tornar o Senhor não só conhecido, mas também amado por seus filhos, a começar da pequena Liz. Comumente celebro em minha casa as datas dos nossos batismos (meu e das crianças), pois acredito piamente que esse “nascimento” em Deus é tão importante quanto o outro. E por que não dizer, mais sublime. Celebrem essa data! Festejem em família!

O Batismo é o mais belo e o mais magnífico dom de Deus. (...) chamamo-lo de dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo, e tudo o que existe de mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles que nada trazem; graça, porque é dado até a culpados; Batismo, porque o pecado é sepultado na água; unção, porque é sagrado e régio (tais são os que são ungidos); iluminação, porque é luz resplandecente; veste, porque cobre nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos guarda e é o sinal do senhorio de Deus”. (Catecismo da Igreja Católica, n. 1216).

Assim, o dia 08 de março também fica marcado no Coração do Senhor por causa de dois cristãos que tornam-se partícipes plenos do amor de Deus que se derrama na Igreja. A cena do pai conduzindo a filha me emocionou... Todavia, posso afirmar que percebi nitidamente que eles foram conduzidos por Deus através de diversos instrumentos permitidos por Ele – padrinhos, esposa, cunhada, amigos, dentre outros. Que a Santíssima Virgem Maria interceda sempre por essa linda família – Rodrigo, Polliana e Liz. Sejam fieis ao chamado do Bom Pastor em vossas vidas!

Obrigado por ter tido a oportunidade de presenciar esse momento tão belo, forte e significativo para todos nós! Forte abraço!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

 Família e amigos
"Primaiada" e amigo juntos

Nenhum comentário: