quinta-feira, 21 de março de 2013

Quaresma: ainda é tempo de voltar

Rasgai os vossos corações, não as vossas roupas, retornai ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é bondoso e misericordioso, lento na ira e cheio de amor, e se compadece da desgraça. (Jl 2, 13)

Já estamos muito próximos daquela que é a grande semana para nós cristãos católicos, a saber, a Semana Santa.  Esse período é tão significativo para a boa vivência da fé cristã que é antecedido por um longo período de preparação, conhecido como Quaresma.

A Quaresma, período que ainda estamos vivenciando, é composto por quarenta dias - como o próprio nome está a aduzir, durante os quais a Igreja nos convida à purificação interior para assim podermos bem viver a Semana Santa e colher todos os possíveis frutos da grande solenidade da Páscoa.

Essa frase retirada do livro do profeta Joel exprime com precisão como deve ser o nosso caminhar  nesta quaresma. Ainda que estejamos na sua última semana, pois dentro de poucos dias a Igreja adentrará no mistério da Semana Santa e que culminará com a celebração pascal, ainda é tempo de voltar todo o nosso ser para Deus, ainda é tempo de nos esforçarmos um pouco mais para fazer com que os nossos corações pulsem no ritmo do sagrado coração do Senhor Jesus.

De fato, foi difícil manter o recolhimento num período em que a Igreja viveu momentos tão intensos: iniciamos o período quaresmal já com a notícia da renúncia de Bento XVI e no seu ínterim tivemos a eleição do novo sucessor de Pedro, o Papa Francisco. No entanto, podemos e devemos pedir o auxílio do Espírito Santo para que Ele venha acalmar os nossos ânimos agitados e venha também em auxílio da nossa fraqueza.

Neste dias que antecedem a Semana Santa, façamos um bom exame de consciência, reflitamos acerca das nossas atitudes: se realmente temos vivido como autênticos cristãos, ou se apenas professamos uma fé que na verdade já abandonamos a muito tempo. Levemos estes questionamentos ao tribunal do nosso coração e da nossa reta consciência, e seja qual for o parecer, Cristo nos deixou um dos mais belos sacramentos, o da Confissão, conhecido também como "Sacramento da Reconciliação", pois por meio dele nos reconciliamos com o Senhor, com o nosso Criador, com Aquele que não obstante a nossa infidelidade, permanece sempre fiel no seu amor para conosco, e quando nos arrependemos e decidimos voltar, Ele nos acolhe em seu eterno amor.

Rasguemos os nossos corações numa confissão bem feita, honesta; não escondamos do ministro de Deus – o Sacerdote – nenhuma de nossas faltas, mas lancemos luzes em cada recanto escuro da nossa alma, para assim bem adentrarmos na Semana Santa e sermos uma doce companhia ao coração agonizante de Jesus, que já experimenta a agonia das horas que antecedem a sua morte violenta.
Que a Virgem Maria nos ensine a adentrar no mais íntimo de nós para aí encontrar Deus!

Ir. Patrícia, I.H.

Fonte: Site do Instituto Hesed - http://www.institutohesed.org.br/

Nenhum comentário: