quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O eclipse da consciência católica

Aprendemos na catequese, ou deveríamos ter aprendido, que o homem foi criado para conhecer, amar e servir a Deus. Para isso fomos feitos, essa é a nossa finalidade aqui na terra. Um ser inútil é um ser que não corresponde ao seu fim. Nos tornamos seres inúteis quando não utilizamos a nossa vida primeiramente para conhecer, amar e servir a Deus. Infelizmente a maioria das pessoas hoje colocam aquilo que é secundário em suas vidas (trabalho, faculdade, família, amigos, etc.) como algo primordial e essencial, colocando a vontade de Deus em segundo plano, e desse modo se tornam seres inúteis. Esse desprezo da santa vontade de Deus é o que ¨animaliza¨ cada vez mais o homem. Não seria exemplo disso o aborto, homossexualismo, eutanásia, violência, etc.? Como diz a Sagrada Escritura ¨um abismo atrai outro abismo¨ (Sl 42,8). Um pecado mortal facilita a recaída em outros pecados mortais, pois ¨quem faz o pecado é escravo do pecado¨ (Jo 8,34). Basta olharmos para a criação e já percebemos a finalidade do homem, pois este ao contrário dos outros animais foi feito de forma vertical para que se lembre de que foi feito para o Céu, para ¨buscar as coisas do alto¨ (Cl 3,2).
O beato Papa João Paulo II em sua exortação ¨Reconciliação e Penitência¨ afirmava que em nossos tempos existe um eclipse da consciência, e isso é uma grande verdade, o cristão moderno esqueceu a sua condição de batizado, esqueceu que existe regras que são os mandamentos da Lei de Deus, e segundo o Espírito Santo ¨o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas¨ (II Tm 2,5 ). Engraçado que quando prometemos algo a algum amigo ou a algum familiar que amamos, fazemos de tudo para honrar tal promessa, mas se tratando da promessa que fizemos a Deus no dia de nosso santo batismo percebemos claramente a realidade do eclipse falado pelo Papa. O cristão no dia do seu batismo, por boca de seus pais e padrinhos ou por sua própria boca renuncia a Satanás, a todas as suas obras e a todas as suas seduções. Mas porque os cristãos vivem hoje como pagãos? Não sabem eles que pompa satânica é efetivamente a imodéstia, a maioria dos conteúdos transmitidos nas telenovelas, a falta de pudor no carnaval, os horóscopos e a pornografia? O grande problema da humanidade é a falta da vivência do batismo. O Papa Paulo VI em 1972 já denunciava que a fumaça de Satanás teria entrado por alguma brecha na Igreja, e hoje vemos até mesmo nos ambientes ditos ¨católicos¨ a fumaça e pompa satânica, exemplos disso são as ¨cristofest¨, ¨baladas cristãs¨ e o rock ¨católico¨, eventos que na grande maioria das vezes tem o espírito mundano que é totalmente contrário ao espírito de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Lutemos valorosamente para que nossa vida seja reflexo da pureza de nosso batismo, e não expulsemos a presença amorosa de Deus em nossa alma pela desgraça do pecado mortal. Digamos continuamente as palavras do nosso pacto feito com o Esposo de nossas almas: ¨renuncio a ti, Satanás, e me uno contigo, oh Cristo!¨ Não desanimemos por nossas fraquezas e pela situação que se encontra o mundo, lembremo-nos da exortação apostólica de São Paulo: ¨vós ainda não resististes até o sangue em vosso combate contra o pecado¨ (Hb 12,4). Consagremos a Santíssima Virgem as nossas promessas batismais para que Ela nos ajude a alcançarmos o nosso fim aqui na terra, e um dia possamos gozar da Bem-aventurança.
Ir. Pio do Santíssimo Mistério do Calvário.
¨Quotidie morior.¨

Um comentário:

Laiane das Graças disse...

Perfeito!!!