segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Partilhas de Madonna House (VI)

Inicio as postagens de 2012 com mais uma partilha de Madonna House. Aproveitem!

Partilhas de Madonna House
Queridos Amigos,

Feliz ano novo !!! E ainda é tempo de natal…  Feliz natal !!! Como chegar a este tempo de natal e a este novo ano com o coração aberto para receber Jesus na simplicidade e no despojamento de Deus que se fez criança? Sem dúvida, todos nós passamos pelo combate da kenosis, do esvaziamneto de si mesmo... Como é que esta ou outra pessoa que me parecia tão simpática se torna de repente uma pessoa de difícil convivência na comunidade? Como é que quando pensávamos já ter superado esta ou outra mágoa e eis que o ressentimento e a amargura explodem em raiva? Como é que a depressão vem bater à porta de alguns de nós, mesmo quando já estamos cientes do grande amor de Deus por cada um? Doenças, mêdos, miséria, guerras,mortes... Combate? Kenosis?
 
Eis aí um começo para uma boa conversa com os nossos diretores espirituais. Vemos cada vez mais como é importante a direção espiritual nas nossas vidas. Todos nós, membros de Madonna House, temos um diretor espiritual, em geral, um padre da comunidade.  Muito da formação de Madonna House se faz nas conversas com o padre escolhido para dirigir-nos. Mas como escolher um diretor espiritual? Nossa fundadora, Catarina, dizia sempre que é na oração que esta escolha se fará de forma clara. A gente pode se sentir à vontade para falar com um padre, mas é preciso rezar antes de fazer a decisão. Mas não há receita... Sabemos como é difícil de encontrar alguém em que possamos confiar nossa alma... Pedimos ao Espírito Santo que inspire cada um nesta busca de santidade, pois a direção espiritual nada mais é que esta busca. E é aí que reencontramos nossa felicidade... Santo ano novo... Santo natal... O Ser santo nos conduzirá à verdadeira felicidade. Afinal a nossa verdadeira tristeza é a de não sermos santos.    
 
Hoje em dia há certamente uma crise de confiança. Mas reflitamos um pouco na confiança de uma criança nos braços de seus pais. Reflitamos na confiança de Jesus no útero de Sua Mãe; Jesus-Criança no seio de Sua Mãe; Jesus-Criança carregado por José e Maria; Jesus- Criança que se deixa conduzir por José ao exílio... Jesus Criança, Deus que se abandona aos Seus pais; Jesus que se abandona ao Pai... Jesus-hóstia.  Para transmitir este chamado à confiança, na capela de cada casa de Madonna House tem um menino Jesus de barro feito por um membro de Madonna House que estudou cerâmica no Japão.  Algumas casas usam a estátua do Menino Jesus de Praga, mas a idéia é sempre a mesma: confiança!!! A Catarina dizia sempre uma frase que se tornou célebre em Madonna House: “Dai-me um coração de criança e a imensa coragem de viver como adulto com este coração”...
 
Partilhando estórias da Catarina
 
Vocês sabem que temos “on line” o livro “Graça Em todo Dia”  que são reflexões da Catarina para cada dia do ano... Este livro, originalmente publicado em inglês, foi traduzido por um casal amigo de Madonna House: Roberto e Judith de Lorenzi. Eles moram no Rio de Janeiro e é certo que Madonna House teve e tem amigos muito queridos no Rio... Aproveitamos então este começo de ano para sugerir que vocês dêem uma olhada neste livro “on line” pois ele traz reflexões que podem nos ajudar a todos a cada dia deste novo ano.
 
Reproduzimos aqui a reflexão da Catarina para o dia 1° de Janeiro...
 
(Solenidade da Mãe de Deus, Maria)
CRESCENDO NA FÉ
 
Devemos ser gratos por mais um ano que Deus nos deu. Para mim, este é o ano da fé. Deus está nos presenteando com a grande dádiva dessa preciosa virtude porque Ele sabe que nós precisaremos dela. Não é fácil caminhar na fé, mas essa é a única via que se abre para nós este ano, quando ao nosso redor quase se pode ouvir o mundo se destruindo, quando diante das turbulências que abalam a Igreja, às vezes parecemos estar no meio de um terremoto. Não é fácil, mas Deus nos dará essa fé e devemos continuar a pedir por ela de tal modo que, cheios de esperança, possamos amar.
 
É o fruto da fé, da esperança e do amor que colhido pelo Senhor, faz o mundo mudar! Ele permite que a Sua Igreja se expanda porque uma, duas , ou mais pessoas crêem, têm esperança e amam!
 
Na Rússia, Maria, a Mãe de Deus, é chamada Bogoroditza, que significa “aquela que deu à luz ao Deus”. Neste ano, a Bogoroditza nos ajudará a crescer na fé e no amor para que sigamos o Seu Filho, assim como Ela o fez. Ela nos ensinará como nos conservar um povo de fé. Nós na fé caminharemos e cresceremos cada vez mais! 
 
O ano é de vocês! Modelem-no com ou sem Cristo. Eu sei que vocês o farão com Cristo e, por isso, será um ano bom.

Nenhum comentário: