terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O santo da juventude

Hoje celebramos a memória de São João Bosco (1815-1888) ou como muitos já conhecem: Dom Bosco, fundador da Ordem dos Salesianos. Seu trabalho missionário foi muito fecundo, principalmente quando se trata da sua experiência e amizade com a juventude. Por isso, hoje trago algumas "mensagens" de Dom Bosco para os jovens de todas as idades:

"Já que o Senhor vos ama tanto, deveis ter o firme propósito de corresponder a esse amor, fazendo tudo quanto agrade a Deus e procurando evitar tudo o que possa desagradá-Lo"

"Coragem, pois, meus caros: começai logo a praticar a virtude, e eu vos asseguro que tereis sempre o coração alegre e contente, e conhecereis como é doce e suave servir ao Senhor"

"Procurai estar sempre com alguma ocupação, trabalhando ou estudando. Ou então desenhando, cantando ou tocando algum instrumento; e quando não sabeis o que fazer, diverti-vos com algum jogo inocente ou lendo algum livro bom, mas sempre com a permissão de vossos pais ou superiores. Procura, diz São Jerônimo, que o demônio nunca te encontre desocupado"

"Ainda que Deus vos quisesse conceder muitos anos de vida, ouvi, não obstante, a advertência que Ele vos dirige: 'O homem segue na velhice o mesmo caminho que empreendeu na sua adolescência, e não se afastará dele' (Provérbios 22,6).

São João Bosco, rogai por nós!

Nenhum comentário: