terça-feira, 6 de dezembro de 2011

De uma terra tão árida...

A Palavra de Deus realmente nos surpreende constantemente... Ontem participando da Santa Missa, fiquei maravilhado com um trecho do livro do profeta Isaías (Is 35, 1-10): 1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco. 8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto”

Por um instante, eu pensei que estava escutando a letra da música do Germinar ou quem sabe os autores da música (Pe. Humberto e Ricelle Russ) escreveram essa "oração" com fundamento nessa passagem específica! Meu Deus, quantos ensinamentos o Senhor me revelou ontem naquela pequena capela dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, onde um sacerdote fiel e idoso já com suas limitações me transmitia a simplicidade e grandeza de Deus - os paradoxos fazem parte da magnitude do Senhor!

Pois bem: o profeta Isaías nos revela uma mensagem de esperança, por isso tão apropriada para o tempo do Advento. Além do mais, estamos em tempos de espera, de ansiedade, de perspectiva, não é verdade? Então por que me lembrei tanto da música do Germinar e dos meus irmãos de caminhada? Porque acreditamos firmemente que fomos gerados no ventre da Virgem Maria. Aliás, até hoje temos a certeza que no colo dela somos acariciados e formados no amor de Deus. A Virgem Santa é justamente aquela que nos dá a condição necessária de germinar, de morrer para poder viver, de nascer para uma vida nova! Um rebento brotou nessa terra ressequida e árida... A Virgem Maria - Imaculada Conceição - tornou-se uma fonte selada que jorra incessantemente a Água Viva, isto é, Ela nos trouxe Jesus Cristo! Por isso somos tão felizes por ter tão terna mãe, por ser um filho que mesmo em terra árida encontrou alento nas águas doces e puras de Maria. Destaco que "de uma terra tão árida quis fazer a semente brotar". Essa semente sou eu, é você, somos nós!

Que esse período do Advento seja um tempo fértil nas nossas vidas ressequidas e áridas. Lembrem-se: Deus tudo pode, inclusive fazer brotar um lírio no deserto dos nossos corações!

Obs: As duas fotos com pinturas da Virgem Maria foram tiradas em uma igreja que se encontra em Ain Karen (cidade que morava Santa Isabel), onde a Virgem Maria esteve por aproximadamente 90 dias. Fica praticamente junto à Basílica da Visitação. As fotos estão por trás do altar-mór da igreja.

Eu e minha amada frente a um ícone da Mãe de Deus, após visitar a igreja que citei acima; eu e o querido Pe. Stanley frente a igreja - essa é uma típica igreja que "as aparências enganam", ou seja, simples por fora, mas por dentro é belíssima, principalmente pelas pinturas que enaltecem os dogmas marianos, dentre outras.

Nenhum comentário: