sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Motu Proprio Porta Fidei - O Ano da Fé

Com muita alegria li nesta última quinta-feira e partilhei no Programa Partilhando Nossa Fé a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio "Porta Fidei" do Papa Bento XVI, com a qual proclama o Ano da Fé que terá início no dia 11 de outubro de 2012, oportunidade em que se comemorará o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, bem como os 20 anos de publicação do Catecismo da Igreja Católica. Esse itinerário de fé terminará no dia 24 de Novembro de 2013 com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

Alguns detalhes desse breve documento me chamaram atenção, a começar da passagem bíblica que motivou o título do documento (At 14,27), demonstrando que a porta da fé foi aberta não só para os gentios, mas para todos os povos e nações. Desse modo, o Senhor nos convida a reviver nossos compromissos assumidos no Batismo, haja vista as dificuldades sérias e pujantes, como o caso da profunda crise de fé que atinge muitas pessoas atualmente. Nesse sentido, nada mais coerente o direcionamento advindo do Nosso Pastor Bento XVI, para que vivamos uma autêntica e renovada conversão.

Outro aspecto enfatizado no referido texto trata-se do esforço requerido pelo Santo Padre a respeito da redescoberta e estudo dos conteúdos fundamentais da fé, principalmente através do Catecismo da Igreja Católica, isto é, o Ano da Fé será um tempo mais do que propício para que todo católico busque conhecer mais as verdades de fé para que assim possamos amar ainda mais o Corpo Místico de Cristo que é a Igreja. Diz o Papa: "Assim, no Ano em questão, o Catecismo da Igreja Católica poderá ser um verdadeiro instrumento de apoio da fé, sobretudo para quantos têm a peito a formação dos cristãos, tão determinante no nosso contexto cultural". Além do mais, o Santo Padre salienta que a nossa fé deve ser traduzida em obras ao ponto de nossas vidas testemunharem o Cristo Ressuscitado de forma mais clara e transparente as pessoas com as quais entrarmos em contato: "Aquilo de que o mundo tem hoje particular necessidade é o testemunho credível de quantos, iluminados na mente e no coração pela Palavra do Senhor, são capazes de abrir o coração e a mente de muitos outros ao desejo de Deus e da vida verdadeira, aquela que não tem fim".

Sendo assim, desejo que todos nós busquemos aprofundar mais a nossa fé cristã católica, principalmente através de gestos concretos que permitam que esse Ano da Fé torne-se fecundo e salutar aos olhos de Deus. Sugiro aos grupos, pastorais, sacerdotes, leigos e religiosos, que formem grupos de estudos para melhor partilharem os ensinamentos contidos no Catecismo da Igreja Católica, observando o que o Papa Bento XVI enfatizou sobre esse valioso instrumento para o aprofundamento da nossa fé. Certamente o blog Partilhando Nossa Fé terá formações específicas sobre o tema, quem sabe uma partilha densa e longa sobre cada parágrafo do Catecismo (sonho antigo que pode tornar-se realidade). Que a Virgem Maria nos abençoe!!! 

Obrigado Santo Padre o Papa Bento XVI por tão grande graça que vivenciaremos a partir do dia 11/10/2011 - início do Ano da Fé!


De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Um comentário:

Laiane das Graças disse...

Um ano propício para nos aprofundarmos na Fé, diria que não apenas espiritualmente, mas também intelectualmente. Sonho em poder ter um grupo de estudo, tenho um material mto bom - que vc tmb tem - do curso do Padre Paulo Ricardo sobre o Catecismo. Se tivessemos um grupo heim??? Rzemos!!! =)