domingo, 2 de outubro de 2011

Santos Anjos da Guarda

Dia 02 de outubro celebramos a memória dos Santos Anjos da Guarda. Hoje na Santa Missa pela manhã lembrei muito de minha avó Maria Anízia, mais conhecida como Pepita. Fiz questão de visitá-la logo após a Missa e mesmo que ela não entenda mais (está num estado avançado do mal de Alzheimer), agredeci-lhe por me ensinar as primeiras orações cristãs, principalmente a bela oração do Santo Anjo da Guarda. Eram tempos infantis no Sítio São Luis, onde após o jantar e imersos nas redes, eu e meu primo Vinicius escutavámos a doce voz de vovó nos ensinando a oração do Santo Anjo.

A palavra anjo vem do latim "ángelus", do grego "aggelos", da palavra hebréia "alguém que vai" ou "enviado, mensageiro". Eles são sim instrumentos de Deus para nos auxiliar em diversas fases de nossas vidas. São Jerônimo afirmava que "a dignidade de uma alma é tão grande, que cada um tem um anjo guardião desde seu nascimento". Ademais, a Igreja enfatiza a importância desses seres espirituais na vida eclesial: "Do mesmo modo, a vida da Igreja se beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos (At 5,18-20; 8,26-29; 10,3-8; 12,6-11; 27,23-25)" (Catecismo da Igreja Católica, nº 334).

Por isso, rezemos juntos: "Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me reges, me guarde, me governe, me ilumine. Amém".

Segue um vídeo muito bonito com a canção "Meu Anjo da Guarda" da Ir. Kelly Patrícia e letra de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Nenhum comentário: