domingo, 9 de outubro de 2011

Ele enxugará nossas lágrimas

Amados irmãos e irmãs, faço questão de postar essa partilha que brota do meu coração logo após participar do Santo Sacrifício da Missa hoje a noite. Deus como sempre é surpreendente e bondoso conosco. Após experiências vivenciadas nesse final de semana em comunhão com meus irmãos de fraternidade, mais uma vez Jesus me revela o quanto precisamos ser firmes e perseverantes na caminhada. 

Afinal, há quem diga que as lágrimas purificam a alma... Eu realmente acredito! Entretanto, penso que não seja qualquer lágrima, mas as verdadeiras lágrimas de amor para com Deus que se revela também no amor ao próximo. Desse modo, as lágrimas derramadas por Jesus-Hóstia revelam-se ainda mais fecundas, pois a alma enamorada por Jesus Eucarístico torna-se sensível a tanto amor e compaixão, por isso, "os que semeiam entre lágrimas, recolherão com alegria" (Sl 125,5). A alma que chora de amor por Jesus ao perceber tanta ingratidão deve desejar permanecer ainda mais bem perto do Senhor, como sentinela eficiente ou como a virgem que aguarda o noivo. Por outro lado, é impressionante perceber a indiferença e falta de sensibilidade com Deus que se faz tão pequeno e simples. Chega a doer no coração enxergar as atrocidades que se cometem com o Santíssimo Sacramento. Em algumas oportunidades, os sacrilégios são evidentes e escancarados! Deus tenha piedade de nós! 

Mas o que fazer diante dessas situações? É uma pergunta mais do que urgente nos dias atuais... No entanto, penso que precisamos dobrar mais os joelhos e adorar com mais força o Nosso Senhor Jesus. Quanto mais o Senhor sofre com os sacrilégios, mais devemos amá-lo e adorá-lo. Confiemos que "o Senhor enxugará as lágrimas de todas as faces" (Is 25,8a), isto é, nossa tristeza não pode dá lugar ao desânimo ou a ira, mas a um amor reparador. Reparar o coração de Jesus é fazer como São João - o discípulo amado - que encostou sua cabeça no Coração Sagrado de Jesus e amou, adorou, reparou... Por que não fazemos essa experiência durante esse mês de outubro, em especial na quinta-feira? Convido então a todos vocês a dedicarem uma hora, meia hora, enfim, de acordo com sua disponibilidade, ir ao encontro de Jesus-Hóstia e adorá-Lo com todo seu coração e toda sua alma (Dt 6,4).

Por mais que tentem ensinar contrariamente a doutrina fiel da Igreja, não podemos desfalecer diante desses obstáculos, mas buscar a graça de sermos constantemente fiéis e perseverantes no amor de Deus. Quando se trata do Santo Sacrifício de Cristo - a Santa Missa - toda dedicação e atenção é necessária, pois estamos falando da maior prova de amor de Deus por nós, estamos partilhando sobre o mistério da nossa salvação, do Calvário. Por isso, São Leonardo de Porto Maurício enfatizava em um de seus escritos chamado "Excelência da Santa Missa": "Era opinião de São João Crisóstomo, opinião aprovada e confirmada por Gregório, no quarto de seus Diálogos, que, no momento em que o padre celebra a Missa, os céus se abrem, e multidões de Anjos descem do Paraíso para assistir ao Santo Sacrifício. São Nilo abade, discípulo do mesmo São Crisóstomo, afirma que via, quando este santo doutor celebrava, uma grande multidão daqueles espíritos celestes assistindo os ministros sagrados em suas augustas funções".

Como posso então ser indiferente a tamanho mistério de amor? Não, não permitamos que nossas almas sejam confundidas com "modismos" ou "devaneios" litúrgicos, mas que os nossos corações estejam aptos a acolher o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, pois Santa Teresinha do Menino Jesus já nos ensinava que Jesus não se fez Hóstia para ficar apenas no cibório (na âmbula), mas para reinar nos nossos corações. Desse modo, sigamos os conselhos de São Leonardo de Porto Maurício ao nos ensinar o modo como devemos dispor nossas almas no Santo Sacrifício de Jesus: "Eis o meio mais adequado para assistir com fruto à Santa Missa: consiste em irdes à igreja como se fôsseis ao Calvário, e de vos comportardes, diante do altar, como o faríeis diante do trono de Deus, em companhia dos Santos Anjos. Vede, por conseguinte, que modéstia, que respeito, que recolhimento são necessários para receber o fruto e as graças que Deus costuma conceder àqueles que honram, com sua piedosa atitude, mistérios tão santos".

Não estejamos preocupados demasiadamente em ser como os outros, como a maioria, como os outros querem que sejamos, mas estejamos atentos à Palavra de Deus, ao seu convite diário para sermos seus, para doarmos nossas vidas à Sua santa vontade, para sermos fiéis e adoradores que adoram em espírito e em verdade (Jo 4,24). Sejamos autênticos adoradores de Jesus Eucarístico, mesmo que isto nos custe caro, quem sabe a própria vida! São João Maria Vianney - o santo Cura D´Ars - disse que "a Igreja deve ser reformada a partir da Eucaristia!" - "Ecclesia ab Eucharistia emendanda est!" Na Hóstia sagrada não existe alguma coisa, mas ALGUÉM, JESUS DE NAZARÉ! Sendo assim, unamos nossas vozes as de todos os anjos da milícia celeste e entoemos louvores ao Senhor: "Digno é o Cordeiro imolado de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a glória, a honra e o louvor" (Ap 5,12).

Por fim, confesso que hoje meu coração/alma também chorou... Por um instante, pareceu muito claro para mim o que disse o Senhor através do profeta Oséias: "Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão" (Os 11,8). Ao perceber que chorei por Jesus, surpreendentemente me alegrei ao escutar a voz de Deus na Liturgia desse 28º Domingo do Tempo Comum: "Eu enxugarei as vossas lágrimas..." Que Deus console seu humilde coração e lhe dê a graça da paciência e perseverança. Que Nossa Senhora das Lágrimas interceda por todos nós, conduzindo-nos ao altar de Deus e auxiliando seus filhos prediletos que são os sacerdotes. Em tudo seja Deus louvado. Amém.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

6 comentários:

APARECIDA disse...

QUE LINDO... NO MOMENTO DE ANGUSTIA E CHORO,SABER QUE O SENHOR ENXUGA NOSSAS LÁGRIMAS!DIANTE DOS REIS DOS REIS TODO JOELHO SE DOBRARÁ! A ELE A GLÓRIA,O LOUVOR E A NOSSA GRATIDÃO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS AMÉM! QUE A CADA SANTA MISSA O MEU CORAÇÃO SE APAIXONE MAS POR ESSE DEUS MISERICORDIOSO!

Anônimo disse...

Cada dia mais eu percebo o quanto Deus é maravilhoso conosco, o quanto ele nós ama e por isso se faz tão pequeno para mostra-nos o quanto os pequenos momentos podem nos ensinar grandes coisas, Obrigado SENHOR, a ti toda honra e toda glória ! CADA DIA MAIS APAIXONA POR TI, ETERNAMENTE !

laiane disse...

Amar Jesus Eucaristia é imolar-se com Ele na Cruz... Não somente comungar, mas ser comungado por Ele também. O fruto da Adoração é justamamente a reparação ao coração de Jesus. Sigamos firmes na fé, levando no nosso coração e proclamando os desejos da Virgem Maria: "Amar por quem não ama, Adorar por quem não adora..." Deus nos dê a graça de termos um coração piedoso para amar o Amor...

Laiane das Graças disse...

Você sempre colocando em palavras aquilo que brota do meu coração. Impressionante isso... Reparar! Este é o verbo pelo qual devemos sempre procurar agir. Benditas lagrimas, as que brotaram dos nossos corações; Lagrimas de indgnação? raiva? ira? Não!!! AMOR! Um amor que faz doer quando Àquele que amamos é tratado com indiferença, mas dói muito, muito mesmo. Não estou falando metaforicamente desta dor, mas literalmente, e eu sei que vc vai me entender... Apaixonemos-nos como da primeira vez, busquemos sentir aquele amor primeiro; aquele olhar que nos seduziu, há algum tempo, e desde então nos deixamos seduzir, e a partir daí buscamos viver só para adora-Lo. É esse primeiro amor que nos impele a reparar, e acima de tudo AMAR, com ações "exageradas”? - como dizem alguns - sim, com essas ações e se possível mais exagerada ainda, mas não para mostrar a outrem, mas pq o corpo externa aquilo que não é falado. "O que não é dito é somatizado e vira doença" já expressa um jargão da psicologia, por isso, é preciso deixar que o corpo diga, expresse, o nosso amor "exagerado" por um Deus demasiadamente exagerado de amor, e sem hipérboles, isso também é literal! ;)

Thalita disse...

Deus seja louvado por cada palavra que saiu do seu coração...
Realmente Ele enxugará nossas lágrimas.

Raionara disse...

"Lágrimas que purificam, lágrimas que santificam e dão força ao coração", benditas lágrimas que lavam nossas dores, curam nossas feridas e demonstram aquilo que, muitas vezes com palavras, não sabemos dizer.
Bendito seja Deus por cada situação que ocorre em nossas vidas, tudo é motivo de louvor, que Ele nos conceda a graça de enxergarmos seu zelo a todo momento. Que Deus e a Virgem Maria estejam sempre conosco.