sábado, 20 de agosto de 2011

Eu preciso ir mais além... sob o Teu olhar!

Durante esses dias escutei muito uma canção chamada "Ir mais além" da Banda COT que em sua primeira frase me chamou muita atenção: "Não posso mais ficar a beira do rio só olhando Ele passar..." Muitos cristãos católicos permanecem a margem (não me refiro à margem da exclusão ou algo parecido) do rio apenas olhando. Oxalá fosse olhando com olhos fitos e atenciosos Aquele que é o Salvador, mas não raramente esses olhares são de indiferença, de condenação, de murmúrio ou quem sabe de solidão. Olhares que não enxergam nem conseguem perceber a verdadeira Luz do mundo, a Salvação da humanidade, o Cordeiro Imolado que é digno de todo louvor e adoração. 

Em alguns momentos agimos como Adão e Eva após a sua primeira e decisiva desobediência, na qual seus olhos abriram-se (Gn 3,7) não para continuar vendo a beleza de Deus, mas para às más inclinações oriundas do pecado. De lá para cá alguns olhares tornaram-se profundamente ofuscados, míopes e em algumas situações, inexistentes, haja vista nossa incredulidade e orgulho diante da bondade e misericórdia do Senhor. Desse modo, urge ir mais além, muito além das nossas forças, ou melhor, reconhecendo nossas fraquezas e limitações, Deus nos faz fortes como nunca imaginamos (2 Cor 12,10). O Senhor restaura nossas feições e faz-nos enxergar como somos - filhos e filhas amados por Deus - imagem e semelhança do Criador. 

Sendo assim, nós precisamos ter mais coragem e ousadia para olhar a face do Senhor, tal como fez São Mateus (Lc 5,27), a samaritana (Jo 4), a hemorraísa (Lc 8,43), São Pedro e São Tiago (Mt 4,21-22), dentre tantos outros que foram seduzidos (Jr 20,7) pelo olhar de Jesus, pois foram amados, reconheceram o Amor. Quando estamos inundados no pecado, geralmente agimos como Adão e Eva que desviaram suas faces do Senhor (Gn 3,8), entretanto, os filhos e filhas de Deus sempre desejarão olhar para Jesus Ressuscitado, Crucificado, Amado... Nós precisamos ir bem mais além! Mesmo correndo sérios "riscos", isto é, uma vez que o amor de Deus adentra em uma alma, esta se torna uma alma esponsal e desejosa de estar sempre perto de seu Amado. Catherine Doherty já nos "alertava" sobre essa possibilidade: "É por isto que seguir Cristo é tão arriscado. Não tenha ilusões: uma vez encontrando Deus, você não será mais a mesma pessoa".

Eu quero correr esse risco, e você?

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

4 comentários:

laiane disse...

Lindo o texo! Queiramos ir além, sempre além... como um pequeno pássaro que estando no ninho, sem ter pluma alguma, quer ir ao encontro do Sol... Quem voa para Deus não consegue enxergar um fim, mas um horizonte vasto e infinito...
Quem já olhou nos olhos de Jesus, já é não mais o mesmo. Amigo a alegria de uma alma apaixonada por Deus está em correr este risco... =)

Raionara disse...

De sábado (20/08) pra cá, tenho relfetido muito a respeito da minha vida através das partilhas que tanto nos preenchem. Quantas vezes eu desvio o meu olhar para tantas outras coisas que não o Senhor, quantas vezes eu acho que os meus problemas são maiores do que os dos outros. Preciso voltar o meu olhar para o Senhor, preciso beber da água viva do amor de Deus, necessito ir mais além. Já dizia Pe. Léo "não se detenha na planície", "é preciso ter metas" (livro Buscai as coisas do alto), é preciso ir mais além, quem se detém na planicie fica parado à beira do caminho. Como eu necessito, muitas vezes, voltar mais o meu olhar para Deus. É preciso ter metas.
Me recordava também, quando Lorena partilhava sádabo, do que tinha escrito no convite em comemoração aos 10 anos do Germinar que dizia mais ou menos assim, "...e esteja onde eu estiver, vivendo seja como for, eu tenho a certeza: Sou fruto Germinar, e a minha vida está eternamente plantada no coração de Deus". Que Deus nos conceda a graça de não nos determos na planície, de adentrar em águas mais profundas e possamos confiar totalmente em Deus e nos planos que Ele tem para cada um de nós.

Disse? tá Dito disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
vitória disse...

Que texto Lindo . Hojé ao ler esse texto parei para refletir, muitas vezes reclamo de minha vida sem motivos,pq comigo?tira isso do caminho?não consigo?.! é nessas vezes que o senhor mas me ama e as vezes sem força alguma pra continuar ele vem e me leva no colo. queiramos ir além amados,ficar face a face com o cristo. Queiramos nos apaixonar mas e mas por Deus! so com ele ficar. Deus abençoe forte abraço