sexta-feira, 15 de julho de 2011

Maria e a rejeição

Amanhã dia 16 de julho, a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora do Carmo, ou seja, o Carmelo (a ordem Carmelita espalhada em todo o mundo) mais do que ninguém está em festa rendendo louvores a Deus pelas maravilhas que Ele fez na Virgem Maria. A Sagrada Escritura já celebra e enaltece a beleza do Carmelo (Ct 7,6; Is 35,2), lugar em que o profeta Elias defendeu a pureza da fé de Israel no Deus vivo e verdadeiro. No século XII, alguns eremitas se instalaram no Monte Carmelo e lá foram viver, sendo que mais tarde, constituíram uma Ordem de vida contemplativa (uma das Ordens mais "fecundas" da Igreja) sob a proteção de Santa Maria Mãe de Deus. Por isso celebra-se Nossa Senhora do Carmo.

Abaixo segue mais uma "partilha" de Catherine Doherty do seu livro "Graça em todo dia":

Maria era realmente uma pessoa maravilhosa, sensível além de toda a sensibilidade humana. Como ela conseguiu suportar o caminho da Cruz com Cristo? Ela O viu cair; ela viu Seu corpo ser espancado; ela viu aquela Face que lhe tinha sido tão querida coberta de lama e poeira. Exatamente como predisse Simeão, ela sentiu uma espada atravessar seu coração. Quando Jesus caiu em meio à zombaria e rejeição do povo, ela estava lá. Ela se manteve unida a Ele. Eles sempre foram unidos. O que Ele sentiu, ela sentiu, pois não era ela Sua mãe e não sabia ela, acima de todos, quem Ele era realmente?

Quando terminou a provação, ela O deitou em seus braços; ela O segurou bem junto a si. Eu observei cuidadosa e longamente a Pietá em Roma. Como era profundo o seu sentimento. Ambos, Ele e ela foram rejeitados pela multidão, por aqueles que Ele havia curado e ajudado. Enquanto ela O sustinha em seus braços, devia estar antevendo, com a sabedoria que era dela, a amarga rejeição que sofreriam seu Filho e ela através dos séculos. Mas ela se lembrou das palavras que Ele dissera a São João e a ela. Ele lhe pedira que fosse a mãe dos homens e das mulheres. Mas foi ela aceita? Quantos de nós a aceitamos? Quantos de nós aceitamos seu Filho?

Um comentário:

laiane disse...

Esse sentimento de Nossa Senhora a torna a mais linda flor de todos os jardins, delicada, forte, é uma fortaleza para nós filhos... certamente a mais frondosa árvore de Jesus! Ninguém pode decidir amar Jesus sem amar a Virgem Maria!

Nossa Senhora, a mais linda flor do Céu e da terra, rógai por nós! Amém.