terça-feira, 21 de junho de 2011

Verbum Domini (III)

Retomo as postagens sobre a belíssima Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini do Papa Bento XVI sobre a Palavra de Deus. Trago então pequenos trechos da Exortação que fala sobre a Tradição e as Sagradas Escrituras, isto é, uma está intimamente relacionada a outra. Vale destacar que a Igreja possui três pilares essenciais que nos dão a garantia do depósito da fé, ou seja, a Tradição, as Sagradas Escrituras e o Magistério. Nesse sentido, o Papa Bento XVI afirma que "a Tradição viva é essencial para que a Igreja, no tempo, possa crescer na compreensão da verdade revelada nas Escrituras" (n. 17). Essa afirmação nos ajuda a entender o quanto a Sagrada Tradição é importante e indispensável para o pleno conhecimento das verdades de fé contidas nas Sagradas Escrituras, pois é através da Tradição que a Igreja definiu e nos deu a conhecer o cânon (lista completa dos livros sagrados), além da correta interpretação dos textos bíblicos que ultrapassam séculos. 

Em síntese, "é a Tradição viva da Igreja que nos faz compreender adequadamente a Sagrada Escritura como Palavra de Deus" (n. 17). Entretanto, para uma melhor compreensão, o Papa enfatiza a importância da catequese bíblica ao dizer: "Disso conclui-se como é importante que o Povo de Deus seja educado e formado claramente para se abeirar das Sagradas Escrituras na sua relação com a Tradição viva da Igreja, reconhecendo nelas a própria Palavra de Deus. É muito importante, do ponto de vista da vida espiritual, fazer crescer esta atitude nos fiéis" (n. 18).

Ao ler esse trecho da exortação, lembrei de dois versículos do Salmo 1 que diz: "Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera" (Sl 1, 2-3). Observem que o Papa pede nos para abeirarmos junto as Sagradas Escrituras, assim como essa árvore plantada na margem das águas correntes que é a Palavra de Deus, pois essa nunca cessa de ensinar os caminhos do Senhor. Desse modo, confiamos plenamente no Palavra de Deus, que "no começo criastes a terra, e o céu é obra de vossas mãos. Um e outro passarão, enquanto vós ficareis. Tudo se acaba pelo uso como um traje. Como uma veste, vós os substituís e eles hão de sumir. Mas vós permaneceis o mesmo e vossos anos não têm fim" (Sl 101, 26-28).

Unidos às Sagradas Escrituras, à Sagrada Tradição e ao Sagrado Magistério, permaneçamos firmes e dispostos a ouvir e pôr em prática a Palavra do Senhor. Que a Virgem Maria - a que acolheu, experimentou e viveu unida ao Verbo - nos ensine a sermos sensíveis à voz do Senhor.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Nenhum comentário: