terça-feira, 14 de junho de 2011

Humildade

A grande virtude de Jesus Cristo é a humildade. É a sua virtude própria e dominante, o âmago de seu Coração e de seu caráter divino-humano. Humilha-se como Deus e também como Homem; em tudo e em toda parte se descobre n´Ele esta humildade que é o seu nome, seu selo e distintivo, como diz Santo Agostinho: "Falar em Jesus Cristo é falar em humildade".

Sua natureza humana é uma natureza criada, e dependente de Deus. Quer mantê-la nesta dependência aos olhos de todos, a fim de nos dar o mais belo exemplo de humildade, pois a sua Humanidade, unida ao Verbo, era digna de agir por si mesma e de receber toda homenagem e adoração. Mas Nosso Senhor quer nos inculcar a humildade praticando-a pela sujeição voluntária e absoluta ao seu Eterno Pai. Ser humilde é, portanto, dependermos de Deus, colocarmo-nos em suas mãos, sem nos apoiar em nós mesmos, mas unicamente no seu braço onipotente. (Flores de Eucaristia - São Pedro Julião Eymard)

Um comentário:

laiane disse...

“Sem a humildade as demais virtudes são hipocrisia… A humildade nos proporciona a semelhança com Cristo, a paz da alma, a santidade e a união íntima com Deus.” Santa Teresa de los Andes
O que me chama a atenção na amizade de Jesus é que é toltalmente desprendida, é livre, suave...humilde de coração! Quem encontrou a amizade de Deus, pode dizer que encontrou o maior dos tesouros!