terça-feira, 28 de junho de 2011

Brasão Cardinalício de Joseph Ratzinger

Trago também o brasão cardinalício do Cardeal Joseph Ratzinger (hoje Papa Bento XVI), cuja essência permanece no brasão papal. Abaixo, segue mais partilhas do papa em sua autobiografia parcial (1927-1977), que explica com alguns detalhes o porquê do brasão escolhido.

Esse urso, carregando a bagagem do santo, me lembra uma meditação de Santo Agostinho sobre um salmo. Nos versículos 22 e 23 do Salmo 73(72), ele viu uma imagem do peso e da esperança de sua vida. O que ele encontra nesses versículos e exprime em seu comentário é como um auto-retrato, pintado sob o olhar de Deus; portanto, não apenas um pensamento piedoso, mas uma interpretação de sua própria vida e uma luz no seu caminho.

O que Agostinho aí escreve tornou-se, para mim, a definição de meu próprio destino. Aquele salmo, da tradição sapiencial, mostra a angústia da fé, causada pela falta de sucesso nas coisas terrestres; quem está do lado de Deus não está necessariamente do lado do sucesso: os cínicos são muitas vezes aqueles que a boa sorte parece complementar. Como entender isso? O salmista encontra a resposta no estar diante de Deus; é lá que ele entende que afinal não interessa riqueza e sucesso materiais, e ele reconhece o que verdadeiramente é necessário e salvo. Ut iumentum factus sum apud te et ego semper tecum. As traduções modernas interpretam isso assim: 'Quando eu estava com o coração amargurado... eu, estúpido, não compreendia nada; era como um animal diante de ti...'. Agostinho entendeu de maneira um pouco diferente aquela expressão: 'como um animal'. A palavra latina iumentum significa, sobretudo, os animais de tração, usados para o trabalho na agricultura, e nisso ele vê uma imagem dele mesmo, sob o peso do serviço episcopal: 'Um animal de tração sou eu, diante de ti, para ti, e é exatamente assim que estou contigo'. Ele tinha escolhido a vida de um douto, mas Deus o destinara a ser 'animal de tração' - um boi manso que puxa o carro de Deus neste mundo


Que mais eu poderia dizer e com maior exatidão sobre meus anos como bispo? Conta-se que Corbiniano, em Roma, soltou novamente o urso. Se esse, depois de livre, foi para o Abruzzo ou voltou para os Alpes, não interessa à lenda. Enquanto isso, eu levei minha carga para Roma e ando com ela há muito tempo pelas ruas da Cidade Eterna. Quando serei solto, não sei; o que sei é que também para mim vale: 'Teu jumento eu me tornei, e assim, exatamente assim, é que estou contigo (p. 138-140).

O Papa Bento XVI tem sido mais do que nunca um verdadeiro Cooperador da Verdade. Bendito seja Deus pela vida de Sua Santidade!!!

Um comentário:

Laiane das Graças disse...

"Quando serei solto, não sei; o que sei é que também para mim vale: 'Teu jumento eu me tornei, e assim, exatamente assim, é que estou contigo (p. 138-140)".
Me vei a mente, aquele quadro que estar na sala da sua casa, na serra...