quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bento XVI: um sábio com a coragem de São Pedro



"Não somos um centro de produção, não somos uma empresa voltada para o lucro, somos Igreja. Somos uma comunidade de pessoas que vivem na fé. Nossa tarefa não é criar um produto ou conseguir êxito nas vendas. Nossa tarefa é viver exemplarmente a fé, anunciá-la, e mantermo-nos em uma relação profunda com Cristo e, assim, como o próprio Deus, não ser um grupo utilitarista, mas uma comunidade de pessoas livres que se doam, e que atravessam nações e culturas, o tempo e o espaço" (Livro "Luz do Mundo" de Peter Seewald)





A "grande" Madre Teresa de Calcutá e o Cardeal Ratzinger
Bons amigos!!! "Braço-direito" do pontificado do Beato João Paulo II, principalmente relacionado à fidelidade e ortodoxia a doutrina católica


 "Estou convencido de que a crise na Igreja, pela qual passamos hoje, é causada em grande parte pela decadência da liturgia, que às vezes até é concebida de uma maneira etsi Deus non daretur (como se Deus não existisse), isto é, que nela não importan mais se Deus existe e se ele nos fala e nos escuta. Quando, porém, na liturgia não aparece mais a comunhão da fé, a unidade mundial da Igreja, o mistério do Cristo vivo, onde, então, ainda aparece Igreja, em sua essência espiritual? (Lembranças da minha vida, p. 130) 
 
Joseph Ratzinger e o teólogo dominicano francês Yves Congar
"O Cardeal Eugênio de Araújo Sales costumava dizer que o Cardeal Ratzinger era o grande dom que o Espírito Santo concedeu ao Papa João Paulo II. Hoje sabemos que esse dom nos é dado a cada um de nós pelo mesmo Espírito" (Itinerário Teológico de Bento XVI de autoria de Dom João E. M. Terra, SJ, p. 10)
Joseph Ratzinger em uma das oportunidades que debateu com o filósofo e sociólogo ateu e também alemão, Jürgen Habermas (Um dos debates gerou o livro "Dialética da Secularização: sobre razão e religião")

Um comentário:

Laiane das Graças disse...

" A Igreja torna-se visivel às pessoas em muitas coisas: na Caritas, nos projetos missionários, mas o lugar no qual se faz dela maior experiência como Igreja é a LITURGIA (...) A LITURGIA é o ato no qual acreditamos que ELE vem entre nós e nós o tocamos" (...) "A LITURGIA não é um show, não é um teatro, não é um espetáculo, mas haure sua vida de Outro" (Papa Bento XVI - "Luz do Mundo" P.187, 188) Ha Se todos seguissem as orientações do Santo Padre!!!!!