sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Videira e os ramos

"Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vós será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos" (Jo 15, 1-8)

Temos nessa analogia ou comparação que Jesus nos apresenta, uma verdadeira prova de Seu imenso amor por nós. O Senhor afirma que somos e fazemos parte de Seu "Corpo místico" que é a Igreja. Muito mais que isso: temos a certeza de uma profunda intimidade com Ele, intimidade essa que nos leva a uma experiência que só Deus nos proporciona, fazendo-nos então cidadãos do céu (cf. Fl 3, 20). Na verdade, somos verdadeiros frutos vindos de Deus somente, Ele que é Criador de todas as coisas e que nos fez segundo Sua imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26), portanto, não somos nada sem a Sua graça, pois Ele nos impulsiona a seguir em frente até chegarmos a nossa meta: a vida eterna. Somos todos chamados a ser santos, como nosso Pai é Santo (cf. Mt 5, 48), por isso não podemos nos desligar da verdadeira videira. Temos que estar sempre unidos a ela, nós que somos ramos e que necessitamos constantemente do Seu amor. Só poderemos dar frutos se estivermos unidos a Ele, porque sem Ele nada podemos fazer (Jo 15,5). 

Querido irmãos e irmãs, observem a "insistência" de Jesus em permanecermos unidos a Ele, pois está claro que só Nele é que encontraremos o verdadeiro sustento para as nossas vidas, a água viva (cf. Jo 4, 10), o Pão descido do céu (cf. Jo 6, 22ss), a seiva de nossas vidas. De acordo com o dicionário, seiva significa: Bot 1. substância nutritiva que as plantas absorvem da terra ou da água; 2. por ext fig sangue, vigor; 3. fig elemento vital; alento. 

Interessante lembrar que quanto mais recebemos e sentimos o amor de Deus, mais temos sede; quanto mais vivenciamos e experimentamos uma intimidade com Ele, mais temos o desejo de estarmos unidos, juntos, "coladinhos" com Jesus, ou seja, temos a necessidade de absorver essa "substância nutritiva" que vem do Senhor, a seiva que nos alimenta e nos fortifica, a água que mata nossa sede de amor, de justiça, de paz, de carinho, etc, pois Jesus é o caminho, a verdade e a vida (cf. Jo 14, 6).

São inúmeras as vezes que somos podados em nossas vidas. São fases de provações, tribulações e questionamentos, porém, o nosso Mestre com todo carinho nos molda de acordo com Sua vontade, basta que abramos os nossos corações para que Ele entre e ali faça morada, pois Ele sempre está em nossa porta a bater (cf. Ap 2, 20). Nos questionamos porque enfrentamos tantas dificuldades em nossas vidas, mas os nossos pensamentos e desejos nem sempre são os pensamentos e desejos de Deus. Dessa forma, temos apenas que ouvir aquilo que Nossa Mãe Maria disse nas bodas de Caná: Fazei o que Ele vos disser (cf. Jo 2, 5), pois como dizia Santo Agostinho: "Deus só permite que algo aconteça, porque Ele sabe que dali pode tirar coisas muito melhores." 

Se estamos dando frutos, é porque Deus está conosco. Se realmente estamos sendo testemunhas de Seu amor, é porque estamos nos alimentando da seiva da vida, do Pão Vivo descido do céu, bebendo da água viva que jorra do coração chagado de Jesus Cristo. Que todos nós sejamos ramos fortes, sadios e cheios de vida para ajudar outros irmãos que tanto necessitam ouvir e sentir o amor de Jesus. Que busquemos todos os dias estar unidos a verdadeira videira, pois não podemos "secar", com o perigo de sermos um dia "queimados". Que sejamos inundados sim, pela chama viva de Deus que permanece no coração e na alma de cada um de nós. Que possamos dizer em uma só voz: Senhor, Tu és a verdadeira videira, e eu desejo ardentemente ser o vosso humilde, singelo e fiel ramo! Deus nos abençoe!

Que pela intercessão de nossa querida Mãe Maria e seu castíssimo esposo São José sejamos verdadeiros e autênticos católicos apostólicos romanos!!!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

Um comentário:

laiane disse...

"...Onde estaria eu, se não fosse o Teu amor Senhor? Como seria feliz se não fizesse o que me manda meu Senhor..."
Penso que é grande alegria estar agarrada(o) a Videira Celeste que é Jesus! Que sorrisos não Lhe tirariamos? Deus sorrir conosco nos pequenos gestos. Sê pequeno. Sempre pequeno!