terça-feira, 12 de abril de 2011

O que Ele escreveu?

Amigos, ontem a noite participando da Santa Missa e escutando as palavras de Jesus, algo me fez imaginar aquela bela cena entre Nosso Senhor e a mulher adúltera:

"Naquele tempo, 1Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras. 2Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar. 3Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. 4Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. 5Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso? 6Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. 7Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. 8Inclinando-se novamente, escrevia na terra. 9A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. 10Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? 11Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar. (Jo 8, 1-11)

Vocês já se perguntaram: O que Jesus escrevia? Vejam que essa ação é descrita duas vezes nesse pequeno trecho do Evangelho segundo São João, que certamente foi uma testemunha ocular de tal episódio, e em seguida relatado no Evangelho, diga-se de passagem, apenas no Evangelho segundo São João.
Sendo assim, já perdi as contas de quantas vezes me questionei sobre o que Jesus escrevia! Segundo o saudoso Pe. Léo, essa ação pelo menos evidencia que Jesus não era analfabeto, isto é, seus pais tinham-no ensinado a escrever, todavia, essa evidência é muito superficial e gostaria de convidá-lo(a) a ir mais fundo nessa cena. 

Homens gritando: Adúltera!!! Deve morrer!!! Apedrejem-na!!! Assim nos ensina a Lei de Moisés!!!

Ao mesmo tempo, os escribas e fariseus aguardavam ansiosamente qual seria a reação de Jesus... E de repente: "inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra". Será que algum fariseu aproximou-se curioso querendo saber o que lá estava escrito? Penso que sim! Nem que fosse apenas um, geralmente aquele mais "atirado" e curioso que existe num grupo. Em seguida, Jesus com Sua divina sabedoria (Ele mesmo é a Sabedoria Encarnada!) dá o ultimato para aqueles que só sabem acusar e não consegue enxergar suas mazelas, seus pecados e limitações: "Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra". Gosto de pensar no silêncio que pairou sobre todos naquele momento. Silêncio que fala por dentro, que corrói os corações pecadores que até então só sabiam blasfemar e julgar os outros. Silêncio que nos ensina a sermos mais humanos, mais sensíveis a condição humana de fraco e pecador, mas também de filho de Deus. 

Observem que após proferir tal frase, Jesus inclina-se novamente e continua escrevendo na terra. E então meus amados amigos, o que estaria escrevendo Ele? Seria uma forma de comunicar-se com aquela pecadora (que não poucos confundem com Maria Madalena)? O fariseu curioso ainda teve ousadia de aproximar-se? 

Aquela mulher somos todos nós filhos amados de Deus que não raramente ferimos o Coração Sagrado de Jesus e sem perceber somos também julgados por muitos, além de julgarmos frequentemente os nossos irmãos. Pouco a pouco os fariseus foram se retirando desnorteados com tal questionamento de Jesus e ao mesmo tempo afirmando com suas ações (retirar-se) que todos somos pecadores e limitados. Entretanto, Jesus deixa mais do que explícito Seu amor por nós, por aquela mulher: "Nem eu te condeno".
Enfim, eu sempre gosto de imaginar a frase, as palavras que Jesus teria escrito naquela terra. E sem titubear eu guardo-a no meu coração e partilho com todos vocês, principalmente quando me coloco no lugar daquela mulher que foi amada profundamente por Jesus que disse e escreveu: Mulher, você é importante para mim! Mulher, eu a amor e perdoo! Mulher, você é preciosa aos olhos de Deus!

E você, o que "leu" naquela terra? Poste seu comentário!!! Tenham um abençoado final de Quaresma!

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria!

2 comentários:

laiane disse...

Que coração sensível tu tens amigo!
Imagino que Jesus escrevia assim: Eu te amo.

Laiane das Graças disse...

Estou aqui rindo, rindo, porque por muitas vezes me peguei pensando no que "Ele escreveu"? Confesso que já cheguei a imaginar muitas coisas desde a pensar que esta ação de Jesus fora um gesto de indiferença àqueles que lhe questionavam, uma forma de "dar de ombros" aos que viviam presos a antiga lei; Mas o que me fez prender o pensamento, foi imaginar que Jesus ecrevia o que ele era. Enquanto ao Seu redor se exigiam que apredejassem aquela pobre mulhe (que vc falou mto bem, nos representa) Jesus escrevia: Eu Sou Amor; Misericórdia; Perdão! Ele se autodefinia, como Aquele que É, Deus! No Livro do Êxodo o Senhor vai dizer: " Eu Sou o que Sou"!! Por ser, Amor, misericódia e perdão, foi que Ele salvou da morte a protituta (nos salvou).
O interessante é que no Evangelho de hje, os Judeus querem apredeja-los, como queriam outrora com a prostituta...