terça-feira, 29 de março de 2011

Quaresma: Mar de misericórdia

A Quaresma é uma espécie de mar da misericórdia de Deus, morno e calmo, convidando-nos a nadar nele. Se o fizermos, não apenas nos refrescaremos, mas nos limparemos, pois a misericórdia de Deus limpa como nada mais o faz. Mas nós hesitamos em mergulhar de fato na misericórdia de Deus. Queremos ser bem lavados e perdoados, sim. Mas dizemos para nós mesmos: "Se eu entrar naquele mar de misericórdia e ficar curado, estarei mais ou menos obrigado a praticar aquilo que o Cristo prega, quer dizer, a Sua lei de amor. E essa lei de amor faz sofrer tanto". E aí ficamos ao lado desse mar e pensamos "Significa que se eu anseio por misericórdia, também deverei distribuir misericórdia; terei de ser misericordioso para os outros".


O que quer dizer ser misericordioso para os outros? Significa abrir o próprio coração como se fosse um pequeno mar para as pessoas nele nadarem. Não gostamos de invasores. Se vierem estranhos para usar nossas praias, poderíamos pensar: "Bem, e daí? O que estão fazendo aqui essas pessoas? Por que vêm a nossa praia?". Não é muito fácil transformar nosso coração num pequeno mar de misericórdia para o outro. Assim ficamos parados lá, diante da misericórdia de Deus, sem nada fazer.

A Quaresma então está aí para nos lembrar que a misericórdia de Deus está ao nosso alcance, desde que nós abrecemos aquilo que Deus nos deu para abraçar - sua lei de amor - desde que percebamos que isso vai doer, e doer muito, mas esta grande dor é que trará a cura. Isto é a loucura e o paradoxo de Deus: enquanto você está sofrendo, você está sendo curado. Essa é a verdadeira cura.

(Catherine Doherty - Livro "Graças em todo dia")

Um comentário:

laiane disse...

Uma gota derramada nesse mar jamais será a mesma gota! Lançar-se nEle significa morrer para viver plenamente! Em Deus, em Deus!